IMG_20181023_172950515.jpg
RESULTADOS DO PROJETO "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMOÇA NA ESCOLA"

Inicialmente o projeto foi implementado em uma escola pública municipal do município de Vassouras no ano de 2016, onde foi refinada a metodologia. No ano seguinte foi implantado em mais uma escola e em 2018 em mais duas. Durante dois semestres foram ministradas aulas práticas e teóricas  conforme o cronograma estabelecido.
Durante o ano corrente foram aplicadas duas avaliações, sendo uma ao final de cada semestre para avaliar se houve relevância no ensino de educação ambiental de forma contínua com conteúdo teórico e prático.
Através da análise estatística dos resultados dessas avaliações, nos foi possível comprovar, estatisticamente, que há  relevância da educação ambiental de forma continuada na escola. Cabe ressaltar que os dados analisados foram geradas no ano de 2018 oriundos de escolas com projeto funcionando há mais de um ano e outros iniciado no ano.
 Foi observado que de um semestre para o outro houve melhoria na percepção do tema abordado podendo ser observada no aumento das notas nas escolas que iniciaram em 2018. Nas escilas que tiveram o projeto iniciado no ano anterior, notou-se um desempenho superior comparando com as iniciantes.
Para comprovar que a educação ambiental continuada é a forma ideal para se tratar de meio ambiente nas escolas, foram aplicados testes estatísticos nos resultados dos dois semestres.
Com os testes estatísticos chegamos os seguintes resultados:
Podemos observar no gráfico 01 abaixo que as notas dos alunos com mais de um ano de educação ambiental de forma ininterrupta tiveram melhor desempenho nas avaliações.

Gráfico 01: Boxplot de comparação de desempenho de notas entre escolas com mais de um ano de projeto e escolas com menos de um ano de projeto
grafico.jpg
Conheça nosso Projeto:
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASE NA CIÊNCIA MAKER
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA